As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Depressão, tempo canhão e Olhos d'Água.

Depressão pos MIUT

Sabem quando têm aquelas férias perfeitas, depois voltam para casa e andam uns dias meio deprimidos e apáticos? É assim que ando no meu pos MIUT. Vejo as fotos e os vídeos, leio os relatos de companheiros, olho para o meu colete encarnado de finisher (que inacreditavelmente me obrigaram a despir quando fui trabalhar na quinta feira) e fico cheio de nostalgia e com vontade de comer bolo do caco e lapas...

Yup. Coral + Poncha.
Foi uma semana de facto intensa e perfeita, não só pela prova como pelas mini férias que passámos lá. Tenho sinceramente muitas saudades da Madeira! O que, aliado à quantidade inacreditável de comentários e mensagens simpáticas de madeirenses que leram a minha crónica do MIUT, está a ter um efeito perigoso... Parece-me cada vez mais inevitável tomar A decisão: MIUT 2016? :)

Enfim, infelizmente a vida continua além das férias e dos trilhos, e está na hora de encerrar o capitulo MIUT2015. Mas antes ainda queria falar num aspecto que toquei ao de leve noutros posts. Acabei por usar apenas um par de sapatilhas o percurso todo, as La Sportiva Ultra Raptor. Quanto a isso, só vos posso dizer: nunca mais compro outro modelo de calçado! Impecável! Nem uma bolha, pés inchados, desconforto ou dor. Pés impecáveis a prova toda e, pela primeira vez, também nos dias depois da corrida. Além disso contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que escorreguei. Ok, as condições não estavam péssimas e ainda não lhes fiz um teste Abutrico... Mas porra, 26 horas e 115km depois acho que a opinião é fundada!




Tempo canhão na Scalabis Night Race

Este sábado foi dia da romaria anual a Santarém, para a Scalabis Night Race. Foi lá que bati o meu record pessoal dos 10km, o ano passado, e foi nesse post que vos confessei ser a minha prova de 10km preferida. Organizada por um grupo de corrida amador, com muita atenção ao pormenor e sempre com o máximo de dedicação. O resultado é o que se viu no sábado: cada vez mais gente presente! Desta vez foram quase 4000 os atletas inscritos nas diferentes provas, impressionante! Mais uma vez tudo correu na perfeição. O percurso continuou muito interessante, os scalabitanos saíram mais uma vez à rua, o Paulo de Carvalho continuou a provocar arrepios com o "E Depois do Adeus" na passagem pela Escola Prática de Cavalaria e este ano a distribuição de bifanas e pampilhos correu ainda melhor. Já vos disse e volto a dizer: esta prova é mesmo obrigatória e 3 anos depois já restam poucas dúvidas disso!


Este ano fiz mais uma vez uma das melhores provas de 10km da minha vida, com o bombástico tempo de 1h16m! Não, não me enganei. Fui a acompanhar a Sara que fez a primeira corrida dela :) Estou a tentar convencê-la a escrever um texto sobre isso, por isso não vou deixar aqui mais spoilers!



I Trail dos Amieiros 

O que não está a sofrer nada de depressão pós-empeno são as minhas pernas. Depois de um dia ou dois bastante dorido sentia-me quase a 100%, e ao contrário de Sicó ou Abutres sem qualquer mazela. Estou convencido que é mais um sinal que o treino está a ser bem feito! Decidi portanto fazer um treino longo no domingo e aproveitei a realização do I Trail dos Amieiros.

O Trail dos Amieiros é realizado em Amiais de Baixo, concelho de Santarém, no sopé da Serra d'Aire e dos Candeeiros. A empresa onde trabalho há quase 8 anos é de lá, por isso vejo aqueles montes diariamente, sempre a imaginar bons sítios para correr  (Almeirim fica a cerca de 45km).  Inicialmente tinha riscado esta corrida imaginando que o empeno do MIUT ainda se faria sentir com toda a força, mas sentia-me muito bem e decidi arriscar. Inscrevi-me na sexta feira para a prova de domingo.

Com dois amigos almeirinenses que me acompanharam em mais de metade da prova
PS - Sim, é uma t-shirt do MIUT. Para juntar ao colete e à sweat shirt.
PS 2 - Mais houvesse..
O percurso de 30km com cerca de 1000m desnível positivo explorou o potencial da região, com grande destaque para a passagem nos Olhos d'Água, local onde nasce o Rio Alviela. Na zona existem formações geológicas muito interessantes, com um conjunto de grutas e ressurgências, que me fizeram ir ler um pouco sobre isso quando cheguei a casa. O trail também é isso, e ainda bem!

Passámos aqui a correr
Tirando esses 6 ou 7km espectaculares, onde até nem faltaram umas escadinhas de troncos para acentuar a nostalgia, o percurso infelizmente tornou-se um bocado monótono, a enveredar pelos muitos estradões da zona. Bem vistas as coisas foi o ideal para desentorpecer as pernas, consegui rolar tranquilamente e terminar com uma média de 6:30 min/km (3h20 de prova). Um bom treino longo já a preparar a UTSM.  Quanto ao resto da prova, nada a apontar. Muita dedicação, 5 ou 6 abastecimentos em 30km onde nem faltou carne assada, boas marcações, simpatia e um sorriso na cara de todos os voluntários e organizadores. Não se pode pedir mais! Infelizmente não fiquei para o almoço, tinha uma senhora em casa muito empenada a necessitar de assistência :)

10 comentários:

  1. Grande máquina! Pensei que as pilhas ainda estivessem descarregadas do MIUT! Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois mas aqui para nós eu sei que estavas era cheio de saudades da subida da Compal!...
    Mas o meus parabéns vão todos para a Sara que qualquer dia corre mais que tu!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns para a Sara! A minha Susana também se estreou aí o ano passado, com 1h04m e este ano veio para os 56m!!!
    Quando nos cruzámos ainda te chamei, mas agora és famoso (pelo menos tens um colete famoso... e uma sweat... e uma t-shirt famosa), já começas a habituar ao "força filipe" e nem ligas!!! (brincadeira)

    P.S.: acho que quem fizesse o MIUT em 25h59m ganhava umas cuecas MIUT para fazer pandan com o resto!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, desculpa não te ter respondido, só pode mesmo ter sido por não ter ouvido! Parabéns à tua Susana, evolução excelente! Espero que a Sara mantenha a motivação também.

      Epah perdi as cuecas por meia hora??? Pronto, lá tenho que voltar em 2016 :\

      Eliminar
    2. "Epah perdi as cuecas por meia hora???"

      Já me ri tanto, mas tanto com esta frase!!!

      Abraço

      Eliminar
  4. Excelente! Mais uma corredora! Força Sara!!!

    Quanto ao que dizes no início, pois compreendo bem... Ainda só tenho a cabeça em Paris! :)

    Um abraço e parabéns à Sara! :)

    ResponderEliminar
  5. hehehe não és o "único" a não largar o colete. vi mais como tu.
    Mas é normal, é o orgulho que sentimos pelo que fazemos.
    Quem sabe, se para o ano também recebo um e se a organização tem o bom gosto de o fazer em verde! :D

    E muitos parabéns à Sara! Na Meia Maratona do Douro Vinhateiro vou levar a minha Maria, que vai só na Mini, mas pode ser que o bichinho entre nela.. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Bolas depois de mais de 100km, estar apto a fazer 30km passados poucos dias é obra! Excelente!

    Ainda não foi este ano que fui à Scalabis, talvez para o ano! Parabéns à Sara :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. A ressaca pós MIUT, eu diria pós qualquer prova de Ultra Endurance, é lixada. São aqueles dias em que nos apetece largar tudo e ir viver e correr para a montanha permanentemente!... :)

    ResponderEliminar
  8. Depois de ler isto:

    "O que, aliado à quantidade inacreditável de comentários e mensagens simpáticas de madeirenses que leram a minha crónica do MIUT, está a ter um efeito perigoso... Parece-me cada vez mais inevitável tomar A decisão: MIUT 2016? :)"

    Homem, só tenho algo para te dizer! Em 2016, leva soro fisiológico no kit anti-lesões!!

    Força amigo!

    ResponderEliminar