As minhas corridas na estrada

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Scalabis Night Race - Uma crónica especial

Faz anos que homem me diz “vai correr”.

Não que seja gorda, acho eu. Mas sou muito fraca a nível de resistência, ao mínimo esforço a minha pulsação dispara para os 200. O Filipe diz que a coisa vai lá com treino, mas sou muito preguiçosa. Vou correndo quando ele aperta comigo e me diz para ir correr aí umas 4 vezes por dia, via facebook, mensagem, email, telefonema da hora de almoço… eix chato.

O Filipe gosta de corrida, mas não só, é importante e saudável fazer exercício físico e tem toda a razão, estou com ele a 100%, mas sou muito preguiçosa.

Mais ou menos há um ano prometeu-me uns ténis (sapatilhas, na terra dele) se eu fosse “correr” três vezes numa semana durante 5km. Não era bem correr, porque eu não consigo fazer essa distância toda. Era sair de casa e tentar correr/andar durante 5km. Andei algum tempo a tentar as tais 3x por semana o máximo que fiz foram 2x. Até que numa semana de inspiração e o facto de ter arranjado companhia para ir comigo, lá fiz as 3x. Era agora ia ter uns ténis novos, mandei logo mensagem ao Filipe, mas nunca mais toquei no assunto. Sabia que se ele me oferecesse uns ténis nunca mais me ia largar, já o ouvi na minha cabeça “tens umas sapatilhas novas e não usas”.

Mesmo sem ténis novos não desistiu de mim e para fazer ainda mais pressão um dia pública esta conversa nossa no facebook


Aquela conversa era só para ele se acalmar com o “vai correr”. Quando vi nem queria acreditar, agora é que não tenho por onde fugir. Tinha 8 semanas para treinar para fazer 10km sempre a correr. Talvez fosse possível, mas sou muito preguiçosa.

Fiz um plano de treino que achei ser o melhor para mim com ajuda na internet. O plano era basicamente treinar 3x por semana e aumentar o tempo de corrida e diminuir o tempo em que andava durante 5km. Fácil, certo?!

Comecei com 1’ a correr 2’  andar. Fiz 3x por semana só na 1ª semana. Depois foi sempre só 2x. O máximo que consegui a correr foi 5’ com 2’ andar, a minha pulsação disparava para os 200, os 2’ não eram suficientes para recuperar, depois de 5km assim chegava sempre a casa desanimada sem vontade de voltar a correr.

E assim foi, duas semanas antes não fiz nada, tinha mil desculpas na minha cabeça. Uma delas era preparar a viagem à Madeira. Mas nunca pensei em não ir fazer a prova nem que fosse andar os 10km e acabar toda partida.

Dia da prova, o Filipe disse que ia comigo desde o início até ao fim e assim foi. Quem já o conhece desta andança e passava por ele só lhe dizia “hoje vens no descanso”. Antes da prova ainda lhe disse algumas vezes que queria ir sozinha sem a pressão dele, mas pouco antes pedi que ficasse comigo para definir o ritmo. É o meu erro, começo rápido porque estou fresca e depois não me aguento no fim nunca tenho um ritmo certo.

Começamos muito lentamente, sentia-me bem a correr os primeiros 5’ seguidos a respiração estava ainda calma. Até aos 5km fizemos sempre 5’ a correr 2’ andar.

Os últimos 5km o Filipe quis aumentar o tempo de corrida, nunca o ritmo e foi a melhor escolha. Foram km mais duros, a minha respiração já acusava os elevados batimentos cardíacos mas também foram os 5km mais rápidos que alguma vez fiz e consegui fazer 1km sempre a correr.


Estão a pensar, “eix…10km isso não é nada” mas para mim é uma grande vitória 10km em 1h16’.


13 comentários:

  1. Cuidado que esse plano foi exactamente o que eu segui quando comecei a correr e desde então ainda não parei.. os 5km também se transformaram em 10 e por aí em diante!
    E mais, também chateei a minha mulher e depois dos 10, foi só a meia-maratona das lampas (fica a dica Filipe) e daí foi só mais um pulinho para as provas de 40kms em montanha...
    Muito bom! Parabéns pela primeira!
    Luís Sommer

    ResponderEliminar
  2. Excelente Sara!!!! :) Grande garra!!!!
    :)
    Muitos parabéns pelos primeiros 10Km!!!!
    Agora, acho que o bichinho te mordeu não?! :) Vamos lá a treinar!!! FORÇA SARA!!! :D

    Maravilha!!!

    Beijinhos e força!!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Mais uma que viu o "lado bom da força"! Agora é continuar, força!

    ResponderEliminar
  4. Espetáculo, parabéns! Um dia também quero convencer a minha namorada a correr, mas lá está, é muito preguiçosa :p

    ResponderEliminar
  5. Isso não é nada?!? É sim senhor! Uma tremenda vitória!!!!
    Muitos parabéns Sara e força para mais.
    Qualquer um de nós, antes de saber andar, começou a gatinhar.
    Eu corria 400 metros e pensava que tinha corrido uma distância brutal. Uma vez arrisquei fazer 1.800 e pensava que morria. Agora, já concluí 4 Maratonas.
    É assim, passo a passo.
    FORÇA!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, que grande feito!
    A minha, já a consigo levar às caminhadas associadas às provas que faço... não tarda nada tb a ponho a correr 10k :)
    Força nas canetas!

    P.S. - sim, são sapatilhas... ténis é um desporto :))))

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Sara,.

    Claro que 10 Km é bastante, não desvalorizes o que fizeste. Pensa que à 8 semanas atrás não fazias metade disso. Agora é só continuar :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar, parabéns à Sara, por teres conseguido algo que pensavas não conseguir. (Embora acho que lá no fundo soubesses que eras)
    Em segundo lugar, parabéns ao Filipe por não teres desistido da Sara e, acima de tudo, ter respeitado o tempo dela (tanto de preparação como durante a prova).

    Das muitas coisas que um casal pode fazer em conjunto, cada vez mais acho que este tipo de desporto reforça a união. Pelo que têm de passar, os esforços que precisam fazer, a ajuda e companheirismo que se transmite e, claro, as oportunidades que surgem para dar belos passeios românticos com a vertente desportiva à mistura.

    Eu vivo na esperança de um dia conseguir meter a minha namorada a correr, mais que não seja, pequenas distâncias, mas a coisa está dificil, está! :D

    De novo, parabéns ao dois e que isto seja apenas o inicio de muitas provas em conjunto!

    Beijos e abraços

    PS: Filipe, prepara-te para no MIUT 2016 seres completamente 'humilhado' pela Sara! hahaha

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Sara!
    Mas agora vais ficar "viciada"!
    Qualquer dia és tu a fazer o MIUT e o Filipe a dar-te apoio!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, Sara! Agora é para continuar! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns Sara...já vos estou a ver os dois a galgar pelas serras fora...e daqui a uns anitos os 3 ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns Sara! Um treinador como o Filipe é outro nivel!

    Pelas minhas bandas também estou a fazer o mesmo com a minha mulher, com o meu irmão, com a minha tia e com a minha prima!

    A mulher não dispensa as caminhadas com as Tartarugas, o meu irmão comprou um relógio gps e a minha tia já me telefona para falar de corridas, ainda ontem me ligou para saber se devia inscrever-se na corrida do Tejo, ehhehehe

    Aqui para estes lados, vamos ser uma cambada de viciados, uma verdadeira famelga de "run junkies" :)

    ResponderEliminar